Sandra Costa
O objetivo deste trabalho é re-escrever, de forma criativa, a leitura recomendada em sala de aula. A partir dessa orientação, propus a releitura do texto da referência (citada abaixo) em formato de poemas na estilística da leitura de cordel, com versos rimados e linguagem acessível. Foram elaborados quatro poemas para cada grupo de conceitos abordados no livro, a saber: o princípio do jogo; o game design; a questão da identidade; e as metodologias de aprendizado.
Acerca do princípio do jogo, os autores (Medeiros e Pires, 2019; Debiasi, 2019) debatem sobre a noção de jogo estar enraizada na cultura humana e que, a partir da considerável evolução das tecnologias ligadas à informática, ao computador e, por conseguinte, aos videogames, a subjetividade humana passa a se hibridar cada vez mais nos ambientes virtuais.
Em game design, extraí os quatro eixos que o compõe, que são a narrativa, a mecânica, a tecnologia e a estética. Além disso, falo sobre as características dos jogos, os jogos na perspectiva educacional e os videogames.
Na questão da identidade, trago a questão da subjetivação, processo que ajuda a entender como um sujeito transforma o ambiente ao seu redor de acordo com seu modo de ser e como o movimento inverso muda e/ou ajusta o comportamento das pessoas (Medeiros e Pires, 2019).
E finalmente, sobre as metodologias de aprendizado, reflito sobre as técnicas educacionais extraídas do livro, que foram aplicadas a grupos de estudantes diversos, de forma digital, sensorial ou analógica.
REFERÊNCIA
NICOLAU, Marcos (Org.). Games e gamificação: práticas educacionais e perspectivas teóricas. João Pessoa: Ideia, 2019. 265 p.
O PRINCÍPIO DO JOGO
O jogo está enraizado
Na cultura do humano
Desde os tempos mais antigos
Todo o mundo reúne os amigos
Do brasileiro ao americano
Para um game divertido
Mas foi na modernidade
Que a coisa ficou séria
Por conta da informática
Veio a pragmática
Jogo virou discussão na sociedade
Na faculdade, virou matéria
O homem entra no jogo
E o jogo entra no homem
Como pode isso menino?
Tanta regra e objetivo
Da natação ao Flamengo
Do xadrez ao ENEM
É jogando que o povo se diverte
Porque a gente quer saber o que acontece
Quando dá um passo pra frente
E o outro age diferente
E nessa batalha de mente
A gente fica preso constantemente
GAME DESIGN
Para criar um jogo coerente
Tem que pensar no jogador
Começar contando uma história
Que é pra ficar interessante
E ter uma estética satisfatória
Mas é o jeito de jogar
Que define o ganhador
A experiência é o que importa
No entanto, não se deve ignorar
Todo jogo tem que ter um objetivo
Que é pra ninguém desanimar
E quando ao jogador faltar motivo
O game design tem de o recompensar
Se é através de um jogo
Que o professor quer educar
Tem de fazer o jogador entender
Que não é a ferro e fogo
Que ele vai ganhar
Antes de tudo, no jogo,
Ele tem de se concentrar
O melhor jeito então
É deixar o jogo interativo
E se juntar com a TV
Fica ainda mais imersivo
Antes o videogame se jogava só com a mão
Hoje em dia põe o corpo todo a mexer
A QUESTÃO DA IDENTIDADE
O tempo foi passando
Os estudos, aprimorando
Hoje já dá pra perceber
Os jogos mudam a gente
É nesse caminho que a gente entende
Que com identidade tem a ver
O jogo nos influenciam
Assim como nós influenciamos nele
Se a gente muda todo dia
No mesmo ritmo o jogo vai mudar também
E com a tecnologia
Essas trocas vão muito mais além
É jogando que se pode consumir
O capitalismo agradece
Dentro do jogo também se pode conversar
Os amigos, reunir
Assim, a dinâmica cresce
E ao jogador cabe as técnicas aperfeiçoar.
METODOLOGIAS DE APRENDIZADO
Quando o jovem trabalha em grupo
Um novo aprendizado ele vai ter
É no jogo que ele interpreta um papel
Numa técnica chamada role play
Ora mas se não é no jogo
Que a gente pode ser quem quiser
Até um coronel, se assim convier
A parte boa de um jogo bom
É que dá pra todo mundo
Já pensou jogar sem enxergar?
Pois chega mais perto, que vou te contar
Para cego ver, basta um segundo
Tocar no ouvido dele, sem tela, só som
Com o som, o cego se orienta
Se duvidar, ele consegue até enxergar
Mais do que a gente que vê
Ora, mas se não é isso que se espera
Da experiência de jogar
Enquanto se joga, também se pode aprender
Bom mesmo é quando o jogador
Pode tomar o rumo da história
Apesar que isso acontece sempre
Mas sabe o que está na memória?
Dos tempos em que a gente lia mais
Antes do computador
Mas isso é a vida
Ela é como um videogame
A gente tem objetivos
Aos quais corremos para concretizar
É nessa dura lida
Que aprendemos a jogar
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